O diretor-geral do Detran na Bahia, Rodrigo Pimentel, e o diretor de Veículos da instituição, Fabrício Araújo, participaram, hoje (24), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa e Apoio ao Despachante Documentalista do Brasil. Eles também participaram, junto com o presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDD/Ba), Gilberto Alvim, de um encontro, no Palácio do Planalto, com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
No encontro, foram tratados vários assuntos de interesse da categoria, onde “foi renovada e reforçada a firme e produtiva parceria existente entre as instituições e ratificada pela recente celebração de Convênio de Cooperação Técnica”.
A função do despachante documentalista é auxiliar e agilizar processos relacionados à obtenção, renovação ou regularização de documentos diversos.
“Foi uma agenda extensa, em Brasília, com o nosso diretor-Geral, Rodrigo Pimentel, em apoio e reconhecimento à importância dos despachantes documentalistas. Agradecemos o apoio incondicional do nosso governador, Jerônimo Rodrigues. E a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa e Apoio ao Despachante Documentalista do Brasil tem como objetivo o reconhecimento e fortalecimento dessa profissão”, disse Fabrício Araújo.
"Nosso objetivo é contribuir decisivamente com o Governo do Estado da Bahia. Colocando à disposição toda a estrutura tecnológica do conselho, assim como a capilaridade do profissional despachante, que atende aos seus 417 municípios. Visando assim possibilitar o melhor, mais ágil e eficiente atendimento ao cidadão baiano”, destacou Gilberto Alvim Freitas.
Frente Parlamentar
A frente tem, entre seus objetivos, integrar um movimento constante de valorização dos despachantes documentalistas e implementar políticas públicas e ações relacionadas à categoria em nível nacional.
Assim como implantar mecanismos de cooperação entre a União, os estados e o Distrito Federal para o desenvolvimento de ações conjuntas. Além de propor e analisar projetos de lei que legislam sobre os assuntos referentes aos despachantes documentalistas.
A Frente Parlamentar é presidida pelo deputado federal Zé Neto (PT/BA). O vice-presidente é o deputado Darcy de Matos (PSD/SC).
Lauro de Freitas 27/8/2026 - CRAM Itinerante reforça rede de apoio à mulher em atividade especial no CRAS de Portão
Lauro de Freitas 27/8/2026 - Obras da nova Arena Poeirão avançam com instalação de alambrado e preparação para gramado sintético
Geral Programa Espaço Arte celebra 50 anos da Nacional FM Brasília
Lauro de Freitas 19/8/2026 - Prefeitura inaugura Polo Territorial na Pedrita e inicia ações de transformação urbana e social
Lauro de Freitas 27/07/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população
Lauro de Freitas 20/07/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população