24°C 26°C
Lauro de Freitas, BA
Publicidade

Uneb realiza caminhada em comemoração ao Dia dos Povos Ciganos

A Uneb, em parceria com a Rede Brasileira dos Povos Ciganos, vai realizar a primeira caminhada em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos. O ...

14/05/2024 às 12h18
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA
Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA

A Uneb, em parceria com a Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC-Bahia), vai realizar a primeira caminhada em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, a ser realizada em 24 de maio, às 7h30, na área interna do Campus I da universidade, em Salvador.

Continua após a publicidade

O evento, gratuito e aberto ao público, visa o reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira.

“Nossa missão é desmistificar os estereótipos que prejudicam e ferem um povo rico em cultura, que precisa se libertar desses estigmas negativos e se integrar plenamente na sociedade que ajudou a formar e desenvolver. O povo cigano está no Brasil desde a época da colonização e contribuiu para o crescimento material e cultural do nosso país”, afirma Ely Macedo, coordenadora da RBPC no estado da Bahia.

Continua após a publicidade

A iniciativa será composta por uma “Ala Cigana”, integrada por bailarinos e estudantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da Uneb. Eles estarão caracterizados com trajes típicos ciganos e, durante todo o percurso, apresentarão passos da dança cigana.

Os participantes irão distribuir panfletos informativos sobre os povos ciganos e sobre o Dia Nacional. Haverá apresentação da bandeira cigana, execução solene do hino dos Povos Ciganos e da dança cigana, além de uma homenagem à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos

Continua após a publicidade

Também será utilizado o espaço e estruturas já destinadas à Feira Agroecológica da Uneb, para a realização de exposição de artigos, comercialização de produtos e oficina de dança cigana.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da Uneb.

O Dia Nacional dos Povos Ciganos é celebrado em 24 de maio. A data foi escolhida porque é dedicada à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. O objetivo do dia é reconhecer a contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira e dar maior visibilidade aos povos ciganos que compõem a população brasileira.

Serviço

O que ê: Primeira caminhada em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos
Onde: Campus I da UNEB, bairro Cabula, em Salvador
Quando: dia 24/05, às 7h30
Para quem: aberto ao público
Quanto: gratuito

Fonte: Ascom/Uneb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários