24°C 26°C
Lauro de Freitas, BA
Publicidade

Saída Terapêutica: conheça o projeto do Hospital Ortopédico do Estado que reforça o cuidado humanizado à internados de longa duração

Gerida pelo Einstein, unidade reforça compromisso com o acolhimento e o bem-estar dos pacientes ao possibilitar contato com o ambiente externo

28/05/2024 às 11h53
Por: Redação Fonte: Darana RP
Compartilhe:
Divulgação/ Darana RP
Divulgação/ Darana RP

Salvador, 24 de maio de 2024 – Os pacientes hospitalizados por longos períodos no Hospital Ortopédico do Estado, gerido pelo Einstein, estão participando do projeto Saída Terapêutica, que possibilita contato com o ambiente externo e pode trazer a sensação de bem-estar, além de auxiliar na melhora do humor e da autoestima. Durante meia hora, eles são levados para uma área externa do hospital, onde podem passar um tempo ao ar livre, tomando um pouco de sol e admirando a natureza em volta da unidade. "Distrair um pouco a mente e esquecer a doença.  Eles voltam com um sorriso no rosto e mais dispostos, o que ajuda, inclusive, a equipe assistencial”, conta o gerente médico do hospital, Niklas Soderberg.  

Continua após a publicidade

 

Edilene Menezes, de 42 anos, foi a paciente número um do projeto. Internada há 30 dias, vítima de um acidente de trânsito, sofreu uma fratura de bacia e de membro inferior e já passou por vários procedimentos. “Foi ótimo sentir o sol, o calor, ver vida novamente foi revigorante”, afirma Edilene, que confessa aguardar ansiosa o próximo contato com o ambiente externo. 

Continua após a publicidade

 

Para participar da saída terapêutica, há alguns requisitos que os pacientes precisam preencher: internação há pelo menos 48h na UTI, estar hospitalizado em período maior do que duas semanas e fragilidade emocional. A psicologia e a fisioterapia, em parceria com a equipe da unidade, fazem a seleção de cada paciente e definem a frequência dessas saídas. Durante todo o deslocamento, o paciente é acompanhado por um médico, uma enfermeira, um técnico, um fisioterapeuta e um psicólogo, além dos equipamentos necessários para a assistência. 

Continua após a publicidade

 

O Núcleo de Experiência do Paciente da unidade reforça que um cuidado especial com a qualidade de vida da pessoa, no período em que ela está internada, melhora a aceitação ao tratamento e acelera a recuperação. “Para mim foi excelente, me reequilibrou e, agora, estou confiante de que vou sair daqui bem”, declara Edilene Menezes, paciente que estreou o projeto. 

 

Sobre o Hospital Ortopédico do Estado 

 

Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos.  

  

A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.  

  

O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários