23°C 26°C
Lauro de Freitas, BA
Publicidade

"Capacitação em Boas Práticas na Cozinha para Merendeiras de Escolas Municipais de Lauro de Freitas

Merendeiras de escolas municipais de LAURO DE FREITAS passam por capacitação; entre os temas abordados estão as boas práticas na cozinha e qualidade dos cardápios

02/07/2024 às 05h48 Atualizada em 02/07/2024 às 09h30
Por: Redação Fonte: AC Comunicação
Compartilhe:
Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

As 198 merendeiras de 83 escolas municipais de Lauro de Freitas passaram por uma capacitação que envolve a discussão sobre boas práticas para a manipulação dos alimentos, higiene pessoal e do ambiente, qualidade e elaboração de cardápios. O evento, ocorrido nesta segunda-feira (01/07), no Cine Teatro Lauro de Freitas, no centro da cidade, faz parte dos treinamentos regularmente oferecidos às merendeiras que atuam em unidades escolares que têm a alimentação sob gestão do Grupo LemosPassos.

Continua após a publicidade

 

A alimentação escolar, um direito garantido pela lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é considerada parte relevante para oprocesso de aprendizagem do estudante e tem papel fundamental não apenas para o rendimento escolar, mas, também, para o seudesenvolvimento pessoal. “É importante compreender e valorizar o lugar de educadora que as merendeiras têm dentro da escola. Elas não apenas produzem e servem as refeições. Elas conhecem cada aluno pelo nome, geram laços de confiança e incentivam os bons hábitos na alimentação que irão trazer benefícios para a saúde, além do estímulo convivência harmônica entre as crianças e adolescentes durante as refeições”, destaca Carlos Silva, gerente do segmento de alimentação escolar na empresa.

Continua após a publicidade

 

Oferecer atualizações constantes aos profissionais da alimentação escolar, além de valorizar seu trabalho, lhes proporciona novos recursos e conhecimentos para suas atividades e garante uma melhora continuada das refeições fornecidas aos estudantes, ressalta o gestor. “Os treinamentos ocorrem no início de cada semestre, e contam sempre com a parceria da Secretaria de Educação de cada município. Nossas equipes se dedicam a oferecer uma capacitação dinâmica e acolhedora, que possa gerar mais conhecimento para os profissionais e, consequentemente, promova a melhoria continuada para as refeições que os estudantes recebem, com o aporte nutricional essencial para a saúde e que sejam saborosas”, completa Silva.

Continua após a publicidade

Cada unidade escolar é supervisionada por uma nutricionista responsável que, ao lado da direção e dos professores, elaboram os cardápios com base na faixa etária e no tempo de permanência do aluno na escola, em acordo às determinações do PNAE. O treinamento inclui, ainda, especial atenção a orientações sobre segurança do trabalho, através do programa Merendeira Segura, que detalha o uso correto dos equipamentos para evitar acidentes, aborda segurança do trabalho, ética, excelência em atendimento, e reforça as medidas de prevenção da Covid-19.

 

Engajamento – Para promover o engajamento das merendeiras, a LemosPassos aposta em um conteúdo que envolve dinâmicas em grupo, música e outros estímulos a participação das profissionais durante a apresentação dos conteúdos. “É importante que os temas sejam sempre revisados e mesmo que a gente tenha os mesmos tópicos em cada treinamento, cada edição propicia uma experiência única. Através da experimentação, as merendeiras se apropriam do conhecimento. Esse efeito conseguimos através da colaboração dos nossos nutricionistas supervisores das unidades, gestores e coordenação de qualidade, que nos trazem informações sobre o perfil das equipes de merendeiras e as principais necessidades do período do ano letivo em curso”, detalha Silva. 

 

Sobre o Grupo LemosPassos

O Grupo LemosPassos está entre as cinco maiores empresas produtoras de refeições coletivas do país, ocupando a 4ª posição nacional, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Empresas de Refeições Coletivas (ABERC). Além do setor de alimentação, com o qual também já vem dando seus primeiros passos na Europa (Portugal) e na América Central (Panamá), atua com serviços facilities e administração de alojamentos. Atualmente, está presente em nove estados: Bahia, Ceará, Pará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso e São Paulo, atuando em 601 restaurantes corporativos em segmentos variados (escolar, hospitalar, indústria, locais remotos, etc), responsáveis por gerar mais de 3.615 empregos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários