A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (4), o Edital ‘Sivú Resistência’, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT). As inscrições começam nesta quinta-feira (5) e seguem até o dia 30 de setembro.
Todas as informações sobre o edital estão no link: https://sai.io.org.br/Handler.
O edital indica a participação de pessoa física maior de 18 anos, pessoa jurídica, Microempreendedor Individual (MEI), além de coletivo, grupo ou banda, desde que sejam representados por pessoa física. Os interessados devem estar devidamente inseridos no Cadastro Municipal de Cultura (CADASCULT).
Os recursos financeiros são oriundos da Lei Federal da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Decreto Federal Regulamentador. A iniciativa é um incentivo à arte e à cultura local, que visa premiar artistas, grupos, coletivos culturais e bandas locais, espaços artísticos e culturais, associações, instituições e organizações culturais comunitárias com trajetórias relevantes na comunidade cultural do município.
A secretária da SECULT, Larissa Contreiras, falou sobre o assunto. “A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, já pode ser considerada a maior iniciativa voltada ao setor cultural da história do Brasil, com caráter permanente e descentralizado. Na execução da PNAB, buscamos um desempenho ainda melhor, descentralizando o montante de R$ 1.472.773,84, buscando atingir fazedores de cultura em todas as comunidades do município. Todo o processo envolveu um ciclo de ações, consulta pública e oitivas, contando com a participação e a colaboração de produtores, gestores culturais, artistas, grupos culturais e fazedores de cultura que debateram e propuseram os aprimoramentos que resultam no Edital ‘Sivú Resistência’ – Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura”, explicou a titular da pasta.
O coordenador geral da SECULT, Remerson Araújo, destacou a homenagem da Prefeitura ao mestre Sivú, que dá nome ao edital. “O Edital Sivú Resistência – Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura, homenageia o nosso Mestre Sivú que nos deixou em 2021, mas segue vivo na memória cultural do nosso município, em função do legado e suas importantes contribuições para as Manifestações Tradicionais da cultura local”, disse. “Assim como no Programa Paulo Gustavo Lauro de Freitas, também na PNAB, a SECULT realizou consulta pública e oitivas em diferentes bairros do município para elaborar o Plano de Anual de Aplicação dos Recursos – PAAR e os Editais, findando este processo com a Plenária de Aprovação do PAAR. Todas essas ações traduzem a escolha dos fazedores de cultura, a fim de valorizar a diversidade cultural local”, completou Remerson.
Mín. 22° Máx. 26°