A Polícia Federal (PF) vai investigar uma tentativa de incêndio criminoso no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus. No sábado (14) câmeras de segurança registraram um homem, ainda não identificado, ateando fogo nas proximidades do muro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública, e de laboratórios de pesquisa, na capital amazonense.
“A Direção acionou a Polícia Federal para investigar os incêndios ocorridos em áreas de vegetação pertencentes ao Inpa e em seu entorno, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Manaós (APA Manaós)”, informou o Inpa em nota.
O instituto informou que não houve feridos e que solicitou o apoio da Polícia Militar para intensificar as rondas ostensivas na região, para coibir atividades criminosas.
Esta não é a primeira vez que uma tentativa de incêndio criminoso é registrada no Inpa este ano. Em 4 de setembro, um incêndio começou fora das dependências do instituto e se alastrou para dentro. Em ambos os casos, os focos foram controlados com o auxílio de membros da comunidade interna e do Corpo de Bombeiros.
“A Direção do Inpa reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio natural e está empenhada na responsabilização dos possíveis envolvidos nos incidentes”, finaliza a nota.
Lauro de Freitas 27/8/2026 - CRAM Itinerante reforça rede de apoio à mulher em atividade especial no CRAS de Portão
Lauro de Freitas 27/8/2026 - Obras da nova Arena Poeirão avançam com instalação de alambrado e preparação para gramado sintético
Geral Programa Espaço Arte celebra 50 anos da Nacional FM Brasília
Lauro de Freitas 19/8/2026 - Prefeitura inaugura Polo Territorial na Pedrita e inicia ações de transformação urbana e social
Lauro de Freitas 27/07/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população
Lauro de Freitas 20/07/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população