23°C 28°C
Lauro de Freitas, BA
Publicidade

TRE-BA disponibiliza emissão de diplomas para eleitos e suplentes via sistema online

Sistema digital simplifica o processo de emissão de diplomas para os eleitos e suplentes nas eleições 2024

Por: Redação
20/12/2024 às 09h17 Atualizada em 20/12/2024 às 09h42
TRE-BA disponibiliza emissão de diplomas para eleitos e suplentes via sistema online
Jailson Pinheiro / Agora em Lauro

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (19/12), o Sistema de Emissão de Diplomas Eleitorais para prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores (as) e suplentes que não conseguiram participar da solenidade de diplomação ter acesso ao documento. 

A partir de agora, o requerimento para emissão de diplomas deixará de se realizado junto às Zonas Eleitorais e Seção de Protocolo e passa a acontecer exclusivamente pelo sistema que contempla os dados dos eleitos e das eleitas, nos 417 municípios da Bahia, aptos(as) a tomar posse, a partir de janeiro de 2025. O diploma digital poderá ser acessado no Portal do TRE-BA ou diretamente no sistema.

Ao acessar o sistema, a pessoa deve clicar na opção “Processo Eleitoral”, localizada no menu superior direito. Depois, escolher o ano da eleição municipal, o município e o cargo da candidata ou do candidato eleito. Após essa seleção, o diploma será gerado automaticamente, estando disponível para visualização e impressão. O diploma emitido contará com QR Code e Código de Verificação, garantindo a autenticidade do documento.

No sistema, será possível consultar a quantidade de votos recebidos pelo (a) eleito (a), o partido, a coligação, o nome da juíza ou do juiz eleitoral responsável pela expedição do diploma, além do número da zona eleitoral. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários