23°C 26°C
Lauro de Freitas, BA
Publicidade

Dia Nacional de Acolhimento do Paciente Oncológico é aprovado na CAS

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na quarta-feira (8) o projeto do senador Romário (PL-RJ) que cria o Dia Nacional de Acolhimento ao Pac...

09/11/2023 às 16h14
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
- Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na quarta-feira (8) o projeto do senador Romário (PL-RJ) que cria o Dia Nacional de Acolhimento ao Paciente Oncológico ( PL 2875/2023 ), que deve ser celebrado em 3 de março. A análise da criação dessa campanha segue agora à Câmara dos Deputados, se não houver recurso para ser apreciado pelo Plenário do Senado.

Continua após a publicidade

Pelo projeto, deverão ser desenvolvidas atividades voltadas à conscientização sobre o assunto. Também determina que o mês de março, no âmbito da campanha, seja identificado com o selo Março Laranja.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) projeta que sejam diagnosticados 704 mil casos anuais da doença no Brasil até 2025. Romário explica que o acolhimento de pacientes com câncer vai além dos cuidados físicos.

Continua após a publicidade

“O objetivo é proporcionar ao paciente um ambiente hospitaleiro, que lhe permita sentir-se seguro e confiante durante todo o processo de tratamento. É uma prática que se concentra na pessoa como um todo e não apenas na doença, garantindo uma abordagem humanizada, empática e eficaz”, justifica na proposta.

A relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), lembrou que o câncer não afeta só o paciente, mas também a família que acompanha o tratamento.

Continua após a publicidade

Oferecer serviços de psicoterapia, aconselhamento e acesso a grupos de apoio pode ajudar o paciente a lidar com essas questões e promover seu bem-estar mental— afirmou .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários