O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) chegou à marca de quatro mil prisões realizadas com o auxílio da ferramenta tecnológica. A prisão mais recente após alerta do Sistema foi realizada nesta quarta-feira (14), após um homem procurado por dívida de pensão alimentícia ser identificado pelas câmeras inteligentes em Salvador. Em 2025, a tecnologia auxiliou na captura de 1.614 foragidos.
Foragidos pelos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas, estupro e furto correspondem a 66,3% dos capturados com auxílio da ferramenta.
Tecnologia
Implementada em fevereiro de 2019, o Sistema de Reconhecimento Facial está presente em Salvador e em mais 80 cidades baianas, além de ser utilizado em eventos em diversas partes do estado.
O Sistema cruza as imagens captadas com dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após alerta de mais de 90% de semelhança, a pessoa suspeita é abordada e são iniciados os protocolos para identificação.
A ferramenta ainda auxilia na localização de pessoas desaparecidas e no Reconhecimento de Placas Veiculares.
Fonte: Ascom/SSP
Lauro de Freitas 19/8/2026 - Prefeitura inaugura Polo Territorial na Pedrita e inicia ações de transformação urbana e social
Lauro de Freitas 27/07/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população
Lauro de Freitas 20/07/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população
MP - BA Parceria entre MP da Bahia e Polícia Militar é destacada como estratégica para o enfrentamento da criminalidade
Lauro de Freitas 20/7/2026 - Reforma da Cozinha Comunitária de Itinga avança e amplia estrutura para atendimento à população
Lauro de Freitas 20/7/2026 Prefeitura avança na obra de requalificação da Arena Poeirão, em Portão