A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), está com inscrições abertas, até o dia 27 de outubro, para o curso de aperfeiçoamento "Educar para a equidade: currículo, práticas e experiências”, que integra o Programa de Formação Continuada de Docentes da Educação Básica em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (PROGRES). Ao todo, serão ofertadas 2.700 vagas voltadas a professores da rede estadual de ensino e egressos do Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, pelo link .
Idealizado e executado pelo Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (CEGRES Diadorim/Uneb), em articulação com a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD/Uneb), o curso visa qualificar docentes e egressos de Instituições de Ensino Superior para o enfrentamento das violências de gênero, raça, etnia e sexualidade no ambiente escolar.
Com carga horária de 180 horas, o curso será ofertado na modalidade Educação à Distância (EaD), dividido em três módulos de 60 horas: Módulo I – novembro de 2025; Módulo II – março de 2026; e Módulo III – maio de 2026. As aulas serão síncronas e realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Os módulos abordarão temas como "Gênero, raça, etnia e sexualidade no currículo"; "Estratégias de prevenção e enfrentamento da violência no contexto escolar"; e "Empoderamento das mulheres e implementação da Lei nº 14.452/2022, que institui a Campanha Permanente de Enfrentamento ao Sexismo, nas escolas baianas".
Carla Nogueira, coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade da SEC, destacou a relevância do curso. “Esta é uma ação voltada para professores da rede estadual para promover o debate e a reflexão crítica em torno de temas essenciais, como gênero, raça, etnia e sexualidade. Temos uma rede com estudantes negros e negras, pessoas cis e pessoas trans. Por isso, subsidiar nossos professores com estes conhecimentos, para que atuem de forma diferenciada e em favor da diversidade, é fundamental para fortalecer a educação inclusiva na rede estadual”, afirmou.
Vale destacar que o processo já teve uma primeira etapa concluída, voltada à seleção de professores formadores, realizada entre 6 e 13 de outubro, por meio do Edital nº 119/2025, em caráter temporário e sob regime de bolsa, para atuação no PROGRES. A ação representa mais um investimento da SEC na qualificação dos educadores da rede estadual de ensino, fortalecendo práticas pedagógicas que valorizam a diversidade, a equidade e o respeito às diferenças.
Fonte
Ascom/SEC
Bahia Com apreensões das últimas 48h, Polícia da Bahia chega à marca de 16 toneladas de drogas retiradas das ruas em 2026
Geral Mega-Sena acumula para R$ 112 milhões; confira os números sorteados
Bahia Comitiva do Ministério dos Direitos Humanos visita Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência na Bahia
Bahia Faltam 30 dias: rede estadual tem aulões e simulados na reta final de preparação do ENEM
Bahia 6ª etapa da Copa Bahia de BMX Racing será disputada neste fim de semana em Paulo Afonso com alunos do Projeto Pedal
Bahia Sertão Vivo realiza sessão de esclarecimentos sobre edital para assistência técnica a 20 mil famílias