O legado de Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores lideranças religiosas e intelectuais do país, foi celebrado nesta quarta-feira (19), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O concerto “Meu Tempo é Agora”, promovido pelo Governo do Estado, integra a programação gratuita do Novembro Negro Bahia e homenageia o centenário da yalorixá, reconhecida nacionalmente pela defesa das tradições de matriz africana, pelo combate ao racismo religioso e pela contribuição à educação antirracista.
Realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e Secretaria de Turismo (Setur-BA), a condução do concerto ficou a cargo da Orquestra Afrosinfônica, sob regência do maestro Ubiratan Marques, e contou com participações de Mariene de Castro, Lazzo Matumbi, Gerônimo Santana, Graça Onasilê, Coral do Axé Opô Afonjá, Koanza, Filhos de Gandhy e o Bando de Teatro Olodum. Para o acesso ao evento gratuito, foi solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados à população em situação de vulnerabilidade social, através do programa Bahia Sem Fome.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, explicou como Mãe Stella se tornou referência para a história da Bahia e do Brasil. “Ela foi uma personalidade que extrapolou o lugar do terreiro e que ficou por mais tempo à frente do comando espiritual do Ilê Axé Opô Afonjá. Foi enfermeira, educadora, promotora da cultura, da literatura, com mais de 11 livros publicados em várias línguas, e uma pioneira na Academia de Letras da Bahia. Uma mulher que nos inspira na sua luta por afirmação religiosa, pela preservação dos valores e das matrizes civilizatórias africanas. Para nós, é uma honra e uma grande responsabilidade promover um concerto de tamanha envergadura em sua homenagem”, disse.
A apresentação revisitou a trajetória da yalorixá através de uma celebração multilinguagem que uniu música, teatro e espiritualidade. Para o cantor baiano Lazzo Matumbi, “o Novembro Negro celebra uma grande mãe de santo, unindo toda a energia ancestral do momento para chegar ao coração de todos os presentes”.
Emocionada, a líder religiosa Nice Evangelista Espínola, a conhecida Egbomi Nice de Oyá, comentou sobre o seu afeto e felicidade por ter convivido com Mãe Stella. “É uma homenagem perfeita, porque ela ainda é viva para nós. Estou muito sensibilizada, porque falar de Mãe Stella é falar do Candomblé. Vim para o concerto com a medalha dela, que ela me deu”, relembrou.
Referência nacional
Quinta ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Maria Stella de Azevedo Santos consolidou-se como referência nacional no diálogo entre fé, cultura e cidadania. Imortal da Academia de Letras da Bahia, teve atuação fundamental no combate ao racismo religioso e na difusão de práticas educacionais antirracistas, como a criação da Escola Eugênio Anna. O Concerto “O Meu Tempo é Agora” simboliza a continuidade desse legado, reafirmando a importância de Mãe Stella para a identidade baiana e brasileira.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
Bahia Em Salvador mulheres marcham na orla, nesta quarta (10), para a abertura da Febafes
Bahia Fenagro 2025 chega no último dia com grande público e demonstração de força do agro baiano
Lauro de Freitas Prefeitura de Lauro de Freitas redefine data do Celebra Lauro e confirma novo espaço
Bahia Jerônimo Rodrigues prestigia lançamento de projeto que vai transmitir energia renovável para 20 municípios baianos
Lauro de Freitas Praça do Caranguejo recebe iluminação especial do Natal Mágico e emociona moradores de Itinga
Bahia Humanização do Hospital Mont Serrat emociona especialista em cuidados paliativos Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 29°
Parcialmente nublado