A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis, participou na manhã deste sábado (7) do lançamento da segunda edição do Março Mulher, iniciativa voltada à promoção da saúde, valorização e fortalecimento das mulheres do município. O evento foi realizado no Complexo de Saúde de Itinga e marcou o início de uma programação especial que será desenvolvida ao longo de todo o mês.
Com o tema “Viva Mulher 2026 – Março de Todas Nós”, a ação ofereceu diversos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, bem-estar e empreendedorismo, reunindo serviços e atividades voltadas à autonomia feminina.
Durante a agenda, a prefeita destacou que as políticas públicas voltadas às mulheres fazem parte das prioridades da gestão e que as ações não se limitam apenas ao mês de março. Segundo ela, a administração municipal vem ampliando os serviços de saúde e planejamento familiar desde o início do governo.
“Estamos trabalhando para garantir mais cuidado e atenção às mulheres todos os dias. Hoje a rede municipal já oferece exames preventivos e passou a disponibilizar o Implanon, que é um método contraceptivo moderno e seguro. Nosso compromisso é continuar fortalecendo essas políticas”, afirmou a gestora.
Entre os serviços ofertados durante o evento estiveram consultas médicas, exames preventivos, mamografia, ultrassonografias de mama, pélvica, transvaginal e de tireoide, além de testagens rápidas. Um dos destaques foi a implantação do Implanon, método contraceptivo de longa duração disponibilizado recentemente na rede municipal de saúde.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elba Brito, a edição deste ano foi ampliada para garantir mais acesso aos serviços especializados.
“Nesta ação reunimos vários atendimentos importantes para a saúde da mulher, incluindo consultas com ginecologista e mastologista, exames e a implantação do Implanon. Trouxemos 50 implantes para mulheres entre 14 e 49 anos, oferecendo um método seguro e eficaz de planejamento familiar”, explicou.
Além dos atendimentos de saúde, o evento contou com feira de artesanato e economia solidária, reunindo produtos produzidos por mulheres empreendedoras da cidade. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET) e buscou incentivar a geração de renda e a valorização do trabalho feminino.
A programação também incluiu ações de incentivo ao empreendedorismo feminino, com parceria com a empresa Avon, além da criação de um espaço voltado ao bem-estar das participantes.
O Espaço Beleza e Bem-Estar, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR) e o Instituto Mix, ofereceu serviços como corte de cabelo, escova, manicure, massagens relaxantes e orientações sobre autocuidado.
A secretária da pasta, Silvana Santana, destacou que o mês de março também é um momento importante de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade.
“É um período para celebrarmos conquistas, mas também para refletirmos sobre questões como a violência contra a mulher. Precisamos envolver toda a sociedade nessa luta e fortalecer políticas que garantam proteção e direitos”, afirmou.
Moradoras de diferentes bairros também participaram da ação e aproveitaram os serviços disponibilizados. A dona de casa Francineide Josefa dos Santos, de 48 anos, buscou atendimento preventivo durante o evento. Já Carina Santos da Hora, de 39 anos, participou da iniciativa para realizar exames e apresentar resultados à ginecologista.
A programação do Março Mulher 2026 seguirá ao longo do mês em unidades de saúde e outros espaços da cidade, com atividades voltadas à saúde, qualificação profissional, autonomia e fortalecimento das mulheres de Lauro de Freitas.
Foto: Tiago Pacheco
Com informações da Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas
Geral Mega-Sena acumula para R$ 112 milhões; confira os números sorteados
Bahia Comitiva do Ministério dos Direitos Humanos visita Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência na Bahia
Bahia Faltam 30 dias: rede estadual tem aulões e simulados na reta final de preparação do ENEM
Bahia 6ª etapa da Copa Bahia de BMX Racing será disputada neste fim de semana em Paulo Afonso com alunos do Projeto Pedal
Bahia Sertão Vivo realiza sessão de esclarecimentos sobre edital para assistência técnica a 20 mil famílias
MP - BA MPBA capacita gestores e responsáveis técnicos de ILPIs e residências inclusivas em Salvador