As obras do Hospital e Maternidade Regional do Sisal avançam e já alcançaram 35% de execução. Nesta sexta-feira (9), a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, esteve em Serrinha e vistoriou o andamento dos trabalhos, que contam com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa do Governo Federal. Com previsão de conclusão para março de 2027, a nova unidade vai ampliar a oferta de assistência hospitalar e materno-infantil, fortalecendo a rede pública de saúde na região do Sisal. O investimento total é de R$ 173 milhões.
Com 255 leitos, o complexo será dividido entre uma unidade hospitalar e uma maternidade, reunindo serviços voltados à assistência clínica, cirúrgica, pediátrica e materno-infantil. A estrutura foi planejada para ampliar a capacidade de atendimento especializado e oferecer suporte hospitalar à população da região sisaleira. Do total de leitos, 85 serão destinados ao hospital, incluindo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 60 de internação cirúrgica e 15 leitos de internação pediátrica.
A maternidade contará com 170 leitos, sendo 35 de terapia intensiva: 25 de UTI Neonatal e 10 de UTI Adulto. A estrutura permitirá ampliar a assistência a gestantes, puérperas e recém-nascidos, com suporte especializado para situações que exigem cuidados intensivos.
A implantação do Hospital e Maternidade Regional do Sisal integra os investimentos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, em parceria com o Governo do Estado, para fortalecer a infraestrutura de saúde e ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária Roberta Santana destaca que esta é uma unidade completa. "Este hospital vai beneficiar a população de 18 municípios do território do Sisal. Ele vai contar com ressonância, tomografia, um moderno centro cirúrgico. Tudo isso pra gente garantir assistência para toda essa região", afirma.
Agora Tem Especialistas
Durante a agenda em Serrinha, a secretária Roberta Santana acompanhou os atendimentos realizados pela carreta do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. A unidade móvel oferece serviços oftalmológicos à população, ampliando o acesso a consultas e contribuindo para reduzir a demanda por atendimento especializado na região.
Ao longo do mês de outubro, dez carretas do programa percorrem municípios baianos com a oferta de serviços de oftalmologia, saúde da mulher, exames de imagem e cardiologia. Além de Serrinha, a iniciativa contempla Feira de Santana, Cruz das Almas, Teixeira de Freitas, Salvador, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Itapetinga e Eunápolis. A estratégia busca ampliar a oferta de atendimentos especializados, aproximando os serviços de saúde da população e contribuindo para reduzir a demanda por consultas e exames no SUS.
São Domingos
Também na região sisaleira, Roberta Santana vistoriou as obras do Hospital Municipal de São Domingos, que está sendo construído com recursos de um convênio firmado entre Estado e prefeitura. O investimento de R$ 18 milhões resultará em uma nova unidade com 20 leitos que atenderá às demandas do município.
Fonte: Ascom/Sesab
Bahia Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas tem competições acirradas no primeiro dia na Baía de Todos-os-Santos
Bahia SSP e Salvador Shopping firmam parceria para Campanha Ligadas Por Fios
Bahia Balneabilidade: Sul e Extremo Sul da Bahia têm 86% das praias próprias no feriadão, aponta Inema
Bahia Operação Posto Legal notifica 19 estabelecimentos após ação em Barreiras
Bahia Bahia intensifica trabalhos da vigilância epidemiológica e vacinação para prevenir a reintrodução do sarampo
Geral Belém se prepara para receber o Círio de Nazaré