Manter a saúde reprodutiva e sexual em dia é fundamental. Dessa forma, a consulta regular a um médico ginecologista nem sempre está no calendário anual da mulher, o que deveria mudar, segundo especialistas.
A realização de exames preventivos, como o Papanicolau, pode detectar precocemente doenças como o câncer de colo de útero, é um dos check-ups obrigatórios na vida da mulher, oferecido gratuitamente nos órgãos municipais de saúde brasileiros.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Só na Bahia, a previsão é de 1.160 novos casos a cada ano, entre 2023 e 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA-2022).
Andréa Monteiro de Amorim, doutora em Saúde Coletiva e professora do curso de Medicina da Unime, destaca que a ausência de acompanhamento pode acarretar consequências sérias na saúde feminina, que vão desde o diagnóstico tardio de doenças até a gravidez não planejada. “O acompanhamento ginecológico regular ajuda a identificar e tratar infecções, problemas hormonais e outras condições. A consulta também oferece orientação sobre contracepção e planejamento familiar. Manter esse cuidado é promover bem-estar e qualidade de vida”, alerta.
Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Lauro de Freitas e Simões Filho, os alunosacompanham consultas e exames preventivos realizados pelas enfermeiras especializadas em saúde da mulher e/ou saúde da família. Dentre os atendimentos são realizados exames ginecológicos incluídos no programa de prevenção de câncer de colo de útero. “As coletas desses preventivos são realizadas e encaminhadas para análise. Após a leitura, as mulheres recebem a devolutiva e são encaminhadas para acompanhamento, caso haja alteração no laudo apresentado”, explica a Andrea.
Em Simões Filho, a parceria envolve os atendimentos prestados pela equipe na unidade de saúde da Família e a doação de insumos para a realização do serviço. Já em Lauro de Freitas, nas unidades do Caji e de Itinga onde os atendimentos foram encerrados semana passada, além dos atendimentos e doação de materiais, a Unimetambém faz a análise das lâminas, por meio de um laboratório parceiro da instituição de ensino.
“A parceria entre Unime Lauro de Freitas e as duas secretarias oferece cerca de 200 atendimentos a mulheres da região, por semestre, somente na especialidade de ginecologia e realização de exames preventivos. É uma ação de extrema importância que visa levar informação, acolhimento e prevenção”, completa Andrea Monteiro.
Os atendimentos ainda estão sendo realizados em Simões Filho e em Lauro de Freitas retornam no próximo semestre. Para utilizar o serviço basta se dirigir até uma das unidades. Confira os endereços e horários abaixo:
USF João Costa dos Santos - Simões Filho
Local: Rua Valê das Fontes, 62 – Lot. Municipal
Dias e horário:20 e 22 de maio de 2024 das 8 às 12h
USF Edileia de Jesus – Simões Filho
Local: Av. dos Eucaliptos, 339 - Lot. Recanto dos Eucaliptos
Dias e Horários: 22 de maio de 2024 das 8 às 12h
Sobre a UNIME
Fundada em 2000, o Centro Universitário Unime já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância. Presente no estado da Bahia, presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. Para mais informações, acesse o site.