O Bem Bahia desta quinta-feira (07) conhece a história de Mãe Hilda, visita a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo e curte ainda o som da banda Tangolo Mangos. O programa vai ao ar às 19h30, com horário alternativo às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link http://youtube.com/tvebahia .
A Yalorixá Mãe Hilda Jitolu foi uma importante líder religiosa de matriz africana, que contribuiu significativamente para a valorização da cultura negra. Natural de Salvador, ela fundou, em 1952, o Terreiro Ilê Axé Jitolu, no bairro Curuzu, e teve influência no surgimento do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê. O Bem Bahia apresenta mais da trajetória dessa importante figura para a capital soteropolitana, e o livro ‘Mãe da liberdade: a trajetória da Yalorixá Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê’, de Valéria Lima, escrito em celebração à sua memória
A atração semanal também visita a RoboCup, maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo que aconteceu na Bahia. O programa confere diferentes tipos e funcionalidades dos robôs no evento e como essas tecnologias mudam o mundo, além de bater um papo com Marco Simões, presidente da RoboCup Brasil, e alguns participantes para entender os desafios e preparações para a competição.
Ainda nesta edição, o Bem Bahia mostra o show da banda soteropolitana Tangolo Mangos, que tem se consagrado como um dos nomes da cena alternativa brasileira. O grupo mistura rock clássico, MPB e ritmos regionais nordestinos. Em 2023, a banda lançou o seu primeiro disco, ‘Garatujas’.
Fonte
Ascom/Irdeb
Bahia Agerba reforça fiscalização e acompanha operação de transportes no feriado
MP - BA MPBA deflagra operação em Porto Seguro contra suspeito de envolvimento em comércio ilegal de armas
Bahia Sapeaçu ganha novo espaço da Embasa para atendimento ao público
Bahia Com apreensões das últimas 48h, Polícia da Bahia chega à marca de 16 toneladas de drogas retiradas das ruas em 2026